
Atividade física em contexto de saúde

Dimensão cultural da atividade física
Data-se na antiguidade (Grécia) o inicio da atividade física. O Homem desenvolveu desde cedo habilidades físicas tais como a marcha, a corrida, o salto, entre outros. Verifica-se um grande avanço e desenvolvimento até á atualidade.
Thomas Arnold foi o principal impulsionador da maior parte dos jogos, tendo sido também ele quem regulamentou a maior parte destes.
A criação dos jogos olimpicos da era moderna (Pierre de Coubertin) é a principal causa de impulso do desporto a nivel internacional.
"Homem passou a realizar atividade física de forma voluntária, o que levou o desporto a interferir com as culturas em vigor e tomou o espaço de práticas populares. Nos dias de hoje, este é praticado por motivos de lazer/saúde, ou por competição. Nas últimas décadas, a atividade física adquiriu um papel fundamental na sociedade."
(http://www.esmaior.pt/essmm/files/Dimenso_Cultural_da_AF_12A.pdf)
O desporto tem impacto a nivel educativo, social e económico.
O desporto tem tanto impacto na nossa vida e na nossa formação como qualquer outro tipo de atividade intelectual.
Meios de comunicação social tiveram também um forte impacto na difusão do desporto na sociedade.
Diversidade e variedade das atividades físicas
Há uma enorme variedade e diversidade na atividade física, esta pode ser praticada por lazer, desporto (competição ou formativo) ou necessidade médica, em desportos coletivos ou individuais.
