
Atividade física em contexto de saúde
Processos de controlo do esforço

" Depois de um treino, o organismo leva algum tempo a recuperar e é através da frequência cardíaca que podemos controlar essa recuperação e avaliar o maior ou menor efeito do treino. Mesmo durante o desenrolar do programa de treino a frequência cardíaca dá-nos indicações sobre a velocidade da recuperação e se a intensidade da tarefa é significativa para provocar melhoria de rendimento " (http://cptdg.blogs.sapo.pt/1361.html)
Os diferentes processos de controlo de esforço são :
-verificação do batimento cardíaco no pulso (coloca-se o dedo indicador e o médio na artéria radial), no pescoço (através da artéria carótida) e no peito colocando a mão direita sobre o lado esquerdo do peito onde se localiza o coração.
Para controlar o esforço, a frequência cardíaca deve ser medida logo após o fim do mesmo, num período de 6 seg. multiplicando esse valor por 10 ou 15 seg. multiplicando esse valor por 4.
Existe um outro método de medição do esforço que se denomina "escala de Borg" , este método guia-se pela sensação subjetiva de esforço que poderá ser medida numa escala de 0 a 10, cada número com o seu nivel de esforço.

Sinais de fadiga
Uma vez que o esforço leva à fadiga, distinguem-se dois conceitos desta: Fadiga local e fadiga central.
A fadiga local é aquela que se revela nos musculos que estão a ser utilizados no esforço efetuado, fazendo com que estes "falhem" não conseguindo realizar de maneira eficaz os exercicios.
A fadiga central revela-se não só nos musculos mas também no plano cardiopulmonar, este tipo de fadiga faz-se notar através de tonturas, arritmias cardiacas e respiratórias, transpirações. A fadiga associada ao exercicio fisico poderá apresentar uma instalação rápida (diminuição do rendimento fisico e sensação de fadiga e dor muscular) ou progressiva (é de dificil diagnostico, instala-se ao longo de vários dias e progride sem qualquer tipo de sintomas iniciais). Para tentar identificar a progressiva devemos ter em atenção vários pontos como por exemplo: alteração do sono e do apetite.
Intensidade do exercicio
A intensidade do exercicio deve aumentar gradualmente ao longo de meses.
Para melhorar o funcionamento dos pulmões e o coração a atividade fisica deve ser rápida, mantida e regular.
A frequencia cardiaca máxima mede-se: 220 - a idade da pessoa em questão
Acima de 75% da frequencia máxima é excessivo para quem não está habituado;
Abaixo de 60% a influencia do exercicio é quase nula;
Sendo assim o ideal será que a frequencia se mantenha entre 60 a 75%.
